Autor: Camila Bortolozzo

Desde o primeiro aninho queremos dar aos pequenos a lembrança do dia do aniversário e queremos que seja especial. Mas para isso, é preciso pensarmos em todos os detalhes, o que servir, na decoração e em quem chamar para festejar. Aqui vou dar dicas de como fazer uma festa infantil em casa.

Nesse novo momento que veio junto do coronavírus estamos nos encontrando em situações diferentes onde temos que usar a palavra “reinventar” mais do que nunca. Para comemorar a data de aniversário dos pequenos de uma forma especial, mesmo que sendo em casa sem receber convidados, também queremos fazer uma decoração para a festinha. Pensando nisso, trouxe aqui algumas ideias para aqueles pais que não querem que a data passe em branco e que os seus filhos não fiquem tristes por não terem sua comemoração de aniversário como antes. 

Em primeiro lugar, lembro que esse momento pode ser uma ótima oportunidade de unir a família e tornar esse dia inesquecível. Mas, quando não se trata mais de um bebê, é preciso que deixemos claro para a criança o que está acontecendo no mundo e que dessa vez as coisas serão diferentes. Isso evita frustrações e, muitas vezes, acaba sendo mais fácil do que parece.

Convidados

Você pode enviar convites virtuais e marcar um horário para que os convidados se encontrem em um aplicativo de vídeo e possam fazer uma chamada. Isso pode incluir familiares e amiguinhos do seu filho, dá direito a parabéns, conversas, brincadeiras e rende boas risadas.

Family smiling while taking selfie during birthday celebration at home

Presentes

Caso você seja o convidado e queira presentear o aniversariante, diversas lojas fazem entregas de presentes com o devidos cuidados, onde é possível fazer a sua compra também inteiramente on-line.

Decoração da festa infantil em casa

Vários temas podem ser utilizados em casa e basta soltar a criatividade e seus dons manuais para fazê-los.

Alguns temas são bem simples de fazer e todo mundo adora. São exemplos: uma festa a fantasia, onde todos usam uma fantasia mesmo estando do outro lado da câmera, festa do pijama e noite do acampamento – afinal, toda criança adora fazer uma cabaninha na sala.

Se quiser fazer uma festa tradicional, com mesa decorada e docinhos vale algumas dicas: 

Faça junto com seu filho(a) o bolo, brigadeiro ou cupcake. A participação da criança é essencial, deixe ela se divertir e decorá-los como gosta. Tenho certeza que essa experiência fará um aniversário especial.

Alguns itens podem ser feitos facilmente em casa. As bandeirolas, por exemplo, com o nome do aniversariante podem ser feitas com papel colorido, EVA e barbante. Além de colocar o nome nelas, há a possibilidade de fazer o formato de um animal, corações ou demais temas que tenham a ver com o motivo da festa.

Os arcos de balão dão um toque especial a festa. Basta guardar um pouquinho de fôlego, comprar um pacote de bexigas das cores da sua preferencia ou montar combinações com as cores desejadas. Você pode até mesmo personalizar os balões e agrupá-los da melhor maneira para o ambiente.

Aquele fundo falso, no qual colocamos arcos de balão ou as bandeirolas podem ser feitos em casa, você usará um tecido bonito, tiras de papel crepom ou colorido ou até usar um lençol liso e soltar a criatividade. No vídeo a seguir tem o passo a passo:

Os chapeuzinhos, que toda criança adora, são muito simples de fazer. Basta usar um papel rígido, como a cartolina, e moldar em forma de cone finalizando com um elástico nas extremidades. Pode também ser adornado conforme o tema da festa, com uma pintura descontraída, glitter, laços e fitas.

Para um toque final na mesa, a iluminação! Utilizar um pisca-pisca de natal ou LED, abajures em formatos de bichinhos, frutas ou letras – aquele que você usa para decorar o quarto – pode ser muito legal para finalizar a decoração.

Festa infantil em casa com materiais recicláveis

Para montar a mesa é possível usar diversos materiais recicláveis que já tenha em casa e fazer bandejas e recipientes para comida, dando como acabamento final algumas impressões do desenho favorito do seu filho ou de um tema que a criança goste muito. E o melhor de tudo: economizando e ajudando o meio ambiente.

Dá uma olhada nessas dicas:

Eu não tenho dons manuais, e agora?

Não se preocupe, se em casa fazer coisas manuais não é o forte, hoje existe a festa na caixa. Algumas pessoas ou lojas de decoração fazem uma caixa com os enfeites do tema que você deseja, tudo vem dentro de uma caixa e o seu único trabalho é montar. Então, problema resolvido!

E aí, gostou das dicas? Agora é só arregaçar as mangas e mão na massa para fazer o dia do seu pequeno mais feliz.


Fontes: Sou mãe, Universa, Bebê.com.br, Decor Fácil, Santy Canari e Criançada.

Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *