mãos avós e netos

O contato entre avós e netos é extremamente importante para ambos, assim como para os pais. O cultivo dessa relação promove diversos benefícios para saúde de ambos e educação do seu filho, ao longo deste post você vai entender que isso é estudo!

Se você, pai e mãe, não são adeptos ao apoio dos seus pais no auxílio da criação e educação do seu filho, acredito que eu possa fazer você querer trazer os avós para mais perto de seus netinhos e compreender melhor essa relação.

Avós realmente estragam os netos?

Vamos começar pela parte mais importante, e a primeira coisa que eu quero que você se pergunte é: que lembrança você tem de seus avós? Eles te prejudicaram pela forma como puderam ajudar na sua criação ou na maneira que te trataram?

Eu acredito que a resposta seja simples, normalmente as memórias que temos de nossos avós são doces e afáveis, é o cheiro bom do bolo assando, a história contada mais de uma vez, são as suas manias que você se pega fazendo igual ao envelhecer. Então o primeiro passo é entender que os avós e netos tem uma construção de recordações quando vivem mais próximos.

avó e neta

Mas sabemos que os avós são mais suscetíveis aos desejos e vontades dos netos, pois ser avô e avó é como ser pai e mãe por uma segunda vez, só que sem tantas cobranças, é muito mais leve e tranquilo. Muitas vezes, acabam até sendo cúmplices dos netos, e se isso tiver limites, não há problemas.

Nessa união entre avós e netos a conversa franca com os avós devem sempre existir. Eles têm que, acima de tudo, respeitar a forma como você escolheu educa-los, entender que os tempos e as situações são diferentes, ter empatia e esquecer a autoridade nesse momento – como dizer, mas eu te criei assim…eu ensinei assim…- isso só os afasta dos netos.

É importante sempre deixar claro em uma boa conversa os limites, e caso aconteçam conflitos, evite que seu filho esteja presente. Depois disso, é essencial que você também tenha confiança nos avós a partir do momento que os netos estejam com eles.

Os benefícios da criação dos avós com netos

O primeiro deles, é a conexão é única que constituem, e acabam tendo uma relação mais flexível, em que os netos ouvem mais os conselhos dos avós.

Essa relação, além de trazer aos netos respeito maior aos mais velhos, ensinam a lidar com sentimentos como o amor, saber o que é ter alguém para apoiar e muitos ensinamentos podem ser colhidos.

Nesse encontro do passado e do futuro também se fortalecem vínculos, a questão de pertencimento, estimular as fantasias e criar memórias. As histórias contadas pelos avós são capazes de mostrar de onde a família veio, quem são, trazem memórias de costumes antigos e experiências vividas.

avo e neto

Estudos mostram as inúmeras vantagens que essa convivência podem trazer nos diferentes aspectos da vida dos netos:

  • Mentores: ensinam e transmitem habilidades práticas e de conhecimento da vida.
  • Espiritual: oferecem conforto, encorajamento e conselhos.
  • Caráter: se esforçam para nutrir e dar forma ao caráter e à personalidade de seus netos, para que se tornem membros éticos e responsáveis na vida em sociedade.
  • Recreação: tentam organizar, facilitar e participar de atividades de lazer com os netos.
  • Identidade familiar: encorajam fortes relações familiares e comportamentos interpessoais apropriados entre os membros da família.
  • Investimento: ajudam netos a se tornarem financeiramente autossuficientes na idade adulta.

Além disso, essa convivência colabora também para a saúde dos próprios avós, auxilia que estimulem sua memória, melhoram o bem estar e diminui casos de depressão, se sentem mais significativos e com mais finalidade e até existe uma pesquisa que diz que 72% dos avós tem uma vida mais satisfatória ao conviver com os netos.

E para os pais, como funciona?

Temos que considerar a relação dos avós com os pais saudável, onde são aliados e ninguém desqualifique ninguém, apenas acrescentem.

Manter essa relação pode beneficiar os pais, pois os avós acabam sendo um apoio em momentos de urgência, quando precisarem de descanso ou tenham compromissos de trabalho. Isso faz com que a paternidade e a maternidade se torne mais leve e menos estressante.

Por isso, é importante compartilhar com eles os comportamentos da criança, os métodos de educação utilizados e a sua situação de saúde.

Caso seus pais morem longe, fortaleça esse vínculo fazendo ligações sempre que possível, levando os netos para passar a férias com os avós, afinal, agora você já sabe quantas vantagens isso tem, não é?

avós e netos

Muitas vezes, aquele semblante de avós bem velhinhos já se dissipou com os tempos atuais, mas não se preocupe, isso promete trazer ainda mais novas experiências e deliciosas lembranças durante a vida do seu filho.

Depoimentos de pais reais sobre avós reais

“Ter avôs por perto, é viver rodeado de amor, de mimos , de atenção e de cuidados! Hoje, a distância física (Salvador – São Paulo), agravada pela restrições de isolamento social da pandemia, intensificaram a saudade e a falta que eles fazem na criação da minha filha! A relação entre avôs e netos é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança. Educar nada mais é do que dar exemplo, e não vejo ninguém melhor do que os avôs, que tanto admiro o caráter e a trajetória de vida, para ensiná-la os principais morais para formar o seu caráter.
Enquanto não podemos conviver diariamente, mantemos o contato através de chamadas de vídeo, mostramos fotos e áudios para que a Marina se sinta acolhida e mais próxima dos avôs, e esperamos que em breve essa distância acabe e possamos compartilhar mais momentos de alegria e criar memórias afetivas do colo da vovó e do cafuné do vovô.”

Renata Gomes, arquiteta. Natural de Salvador, hoje mora em São Paulo.

“Falar da importância dos avós na vida dos netos é algo complicado pra mim, porque eu não sei o que seria da minha vida sem eles. Tenho pais maravilhosos, que sempre cuidaram dos netos como sendo filhos, com educação, cuidado e acima de tudo mostrando os valores que foram passados desde os pais deles, pelos quais, também tenho ótimas referencias como avos. Um amor incondicional, cheio de zelo e carinho.”

Roberta Koerich, empresária, Florianópolis.

“A presença dos avós na vida dos seus netos, vejo como uma experiência RICA, onde os sábios passam o seu conhecimento ao mais novos e estes por gratidão levam os seus ensinamentos adiante. Minha infância foi assim, com muito amor envolvido com meus avós. Acredito que com esta união e amor as gerações criam laços para toda a vida, por isso, faço questão que minha filha seja “mimada” pelos seus avós, podendo vivenciar tudo o que eu vivi.”

Mari Rossi, aromaterapeuta e empresária, Florianópolis.

“Percebo que a relação entre Netos e Avós é diferente em alguns aspectos. Os avós já passaram por todas as fases que envolvem a experiência de gerar e educar um filho, incluindo as inseguranças e desafios que nós Pais temos. Os avós não possuem as mesmas obrigatoriedades e cobranças da rotina diária e acabam tendo uma troca mais branda com os Netos. Criam-se, dessa forma, laços e vínculos baseados na amizade e cumplicidade, que são importantes e contribuem muito no desenvolvimento da criança e serão levados pra toda a vida.”

Cassio Lopes, empresário, Florianópolis.

“Acho muito importante a convivência dos avós na vida da criança, não na questão de educar (os avós mais estragam do que educam) , mas o amor que eles tem faz um bem danado para a criança, é um amor sem explicação! Casa de vó pode tudo, junto aos netos eles se tornam crianças novamente brincando e se divertindo . Sorte das crianças que podem ter essa convivência linda com seus avós.”

Camila Gomes, Florianópolis.

E você, qual a sua experiência dos seus filhos com os avós? Quanto considera isso importante? Compartilha com a gente a sua experiência nos comentários!

Uma boa idéia para os avós fazerem com seus netos relembrando os velhos tempos é o “Jogo das 5 Marias”, que a gente ensina como fazer, clica aqui!


Fontes: Logosofia, MAG, Catraca livre, Revista Crescer, Família e Pais e Filhos.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *