arrumando as malas

Arrumar as malas para nós mesmos já é uma missão complicada, as vezes ainda precisamos arrumar a dos filhos e do marido…então vamos transformar essa missão mais fácil, pelo menos quando estamos arrumando as malas das crianças?

Não há nenhum segredo mas, separei 8 dicas para você tirar de letra arrumar as malas e já aviso: o que faz a coisa funcionar mesmo é o planejamento e organização, com isso meio caminho já está andado e eu vou começar esse post por aí…

1. Planejamento é o seu melhor amigo

Antes de tudo, o ideal é fazer uma lista de tudo que precisa ser levado. Se você é da tecnologia ou do papel, tanto faz, o importante é fazer esse checklist e de preferência com uma semana de antecedência, para que não esqueça nada.

Fazer esse checklist evitará que você tenha gastos desnecessário ou ter que abrir a mala no último minuto do segundo tempo, quando está tudo pronto para sair de casa.

É indicado também que você comece arrumar as malas alguns dias antes, não deixe para última hora, pois como diz o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”.

2. Comece pelo principal

arrumando as malas das crianças

O que as crianças irão vestir? Uma das dicas é saber qual o temperatura do local que vocês estão indo viajar. Para isso, você pode pedir uma ajudinha para o google ou do aplicativo de clima do seu celular para ter uma noção de como serão os próximos dias.

Também deve ser levado em consideração se o passeio tem praia, piscina, natureza ou é mais urbano. Isso vai ajudar a definir muita coisa!

Para as crianças com mais de 2 anos é indicado que leve 1 conjunto de roupa por dia, mais 2 conjuntos extras para temperatura oposta e outros 2 para caso ocorra algum imprevisto.

Já para os bebês, é preciso levar ao menos 2 mudas de roupa, pois eles se sujam bem mais e levar aquelas peças extras citadas anteriormente para temperatura oposta e imprevistos. Será necessário pensar em levar um bolsa para os passeios.

Quanto as roupas de baixo, devem ser levadas 1 para cada dia, caso tenha piscina ou praia, é importante levar 2 por dia. E as roupas de banho, 2 são suficientes, enquanto uma seca o seu filho usa a outra.

Caso a criança tenha o costume de fazer xixi na cama, será necessário mais de um pijama, senão apenas um já é necessário, ok?

3. Vamos para os pés?

Definir o que levar depende muito do destino de viagem também. Na praia, leve chinelo e sandália e não esqueça de sempre levar um sapato fechado, nunca se sabe se haverá mudança de temperatura ou chuvas. Seguindo esse pensamento, leve ao menos 2 meias.

Em lugares mais frios levar 2 calçados diferentes é o suficiente, além de uma pantufa ou chinelo para dentro de casa/hotel/pousada. Aqui é necessário uma meia por dia.

4. Organizando a mala

Arrumando as malas das crianças o que nos pega é, como colocar tudo em uma mala só? A dica é usar saquinhos de TNT ou aqueles plásticos com fecho (tipo ziploc) para separar as roupas por categorias ou por conjuntos, isso vai facilitar muito na hora de procurar as coisas. Conforme for esvaziando esses saquinhos, pode utiliza-los para guardar as roupas sujas.

Em caso de viagens longas, a quantidade de roupas será maior então a maneira mais prática de guarda-las é dobra-las em rolinhos ou usar as spacebags (aquelas bolsas a vácuo).

Nesse vídeo, a Micaela Goés, que apresenta um programa de organização no GNT dá algumas dicas para quem está arrumando as malas do filho para uma colônia de férias – mas as dicas servem para viagem em família!

5. Acessórios e roupas extras

Separe os acessórios conforme a estação e destino, veja o que será necessário como boné e chapéu, cachecol, luva, etc.

Leve em consideração o local onde vocês ficarão hospedados, muitas vezes é necessário levar roupa de cama (levar a mais caso seu filho faça xixi na cama), toalha de banho e toalha para piscina/praia. Se você tiver bebê, é melhor levar a própria roupa de cama para evitar alergias, independente do local.

Dependendo da idade do seu filho, talvez seja preciso levar o carrinho ou o canguru para carregar os pequenos em alguns passeios.

arrumando as malas das crianças

6. Produtos de higiene e primeiros socorros

A dica número um quando estamos arrumando as malas é não exagerar nos produtos de higiene, separe o shampoo e condicionador em potinhos menores para ocupar menos espaço, use uma necessaire só para guardar os produtos de banho e outra só para escova e pasta de dentes.

Alguns outros itens são necessários, como protetor solar e repelente.

Para os bebês, leve ao menos 3 fraldas por dia, lenço umedecido e pomada para assaduras. Se for a praia, 2 fraldas de tecido vão ser úteis.

Faça uma bolsinha para pequenos socorros, separe analgésico, remédio para enjoo, antigases, antialérgico, curativos e o que mais for preciso conforme a saúde do seu pequeno.

7. Separe os documentos

É muuuuito importante essa parte, separe os documentos como RG ou certidão de nascimento, Passaporte (em caso de viagens internacionais), carteirinha de vacinação e cartão do SUS ou do plano de saúde. São itens que geralmente ficam em nossas bolsas, mas precisam ser lembrados!

8. Vai viajar de carro ou de ônibus/avião?

crianças viajando

Independente do meio de locomoção, leve uma bolsa de mão com coisas que podem ser necessárias , como um casaco, brinquedos, uma troca de roupa, fralda e produtos de higiene e um remedinho para enjoo.

Caso a viagem seja de carro, é importante levar também um lanchinho para a viagem!

Tudo pronto? O checklist está completo? Então você e sua família estão prontos para viajar! Se tiver alguma dica para dar que tenha faltado por aqui, deixa seu comentário e ajude outras mamães e papais.

Você pode gostar também de saber sobre dicas de como cuidar da roupa dos seus filhos, para que suas peças estejam impecáveis na hora de viajar por aí, clica aqui e confere! Afinal, ninguém merece pegar roupas sujas ou manchadas na hora de coloca-las dentro da mala.

Fontes: Grudado em Você, Revista Crescer e Porto Grande Hotel.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *