viajar de carro com a família

O final de ano e férias chegam e viajar de carro é inevitável, seja para a casa da vovó ou para a praia.

Muitas vezes pensamos que viajar de carro com as crianças pode ser um problema. Mas calma, com tudo bem planejado e com as dicas que eu darei aqui, esse pode virar um momento de lazer!

Já adiantei que é importante ter planejamento por que ele é essencial até para evitar coisinhas como enjoo e estresse dos pequenos. Garanto a você que vai valer a pena essa leitura, vamos lá?

Melhor horário para viajar, isso existe?

viajar de carro com as crianças

Sim! O melhor horário para viajar é durante o dia. Isso porquê você está garantindo a segurança da família na estrada e também não vai prejudicar o sono do pequeno.

Escolha o período da manhã ou da tarde, são horários não tão quentes e vão evitar aquela irritabilidade com o calor e sol excessivo em cima da criança.

Viajar de carro durante o dia vai auxiliar no momento de sono, muitas crianças ou bebês tem o soninho da tarde. Isso também vai evitar que prejudique o sono da noite.

Evite trânsito

Procure pesquisar como está o trânsito na rodovia antes de sair de casa. Para isso você tem o auxílio de sites, redes sociais e aplicativos.

Para as crianças muito tempo dentro do carro pode ser entediante ou seja, evitar engarrafamentos é bem importante!

Faça paradas estratégicas

Antes de viajar pesquise quais paradas tem lugar para as crianças se divertirem, como um playgroud. Eu nunca me esqueço de quando era criança havia uma parada que tinham castelinhos para brincar, aquilo acabava se tornando um atrativo para as viagens e eu esperava sempre por essa parada.

Então, você pode perceber que a escolha da parada certa pode se tornar uma parte divertida da viagem.

Especialistas dizem que o ideal é que essas paradas sejam feitas de 2 em 2 horas. Assim você evita acidentes como fazer xixi no carro, cansaço excessivo ou enjoo.

Essas paradas devem levar em consideração a idade do seu filho, se for bebê é preciso pensar na hora de trocar a fralda e no local para isso.

Itens de prevenção

viajar de carro com as crianças

É sempre bom separar uma mochila com alguns itens para situações inesperadas, leve para o seu filho uma troca de roupa, uma toalha, papel higiênico e uma sacolinha para casos de enjoo.

Como diz o velho ditado: “previnir é melhor que remediar” e isso vai servir para a próxima dica também.

Como evitar os enjôos

Acredito que essa seja a parte mais chata e preocupante da viagem, não é mesmo? A minha primeira dica é que você alimente a criança na quantidade correta – sem exageros – e com alimentos leves e saudáveis.

Mas, muitas vezes isso não é o suficiente quando o pequeno têm cinetose. Aí a solução é tomar algumas atitudes como deixar as janelas um pouco abertas, ficar sempre sentado e olhando para frente.

Caso nenhuma dessas situações resolva o problema, será necessário o uso de medicamentos. A escolha desses medicamentos fica a critério dos pais.

Conforto é tudo!

Para a hora do soninho ter em mãos uma cobertinha e um travesseiro vai melhor a qualidade e tempo de sono. Por isso não esqueça desse kit, mesmo porque sabemos como é desconfortável dormir no carro sem o apoio do pescoço.

Leve lanchinhos

viajar de carro e lanchar

Procure levar sanduíches naturais e frutas picadas como lanche, lembra que a alimentação ajuda a evitar os enjôos, né?

Outra dica nesse tópico é também não consumir muito líquido para que a vontade de fazer xixi não vire rotina durante a viagem.

Cuidado com o Sol

Para dias muito ensolarados é inevitável que o sol bata nas crianças, por isso não esqueça do protetor solar. Outra coisa que pode ajudar, é aqueles “toldos” para janela de carro que ajudam a tapar o sol.

Playlist para a família

Faça um playlist ou procure no seu stream playlists para toda a família com músicas para cantar e músicas para relaxar. Isso vai ajudar a viagem a ser mais divertida e passar mais rápido.

O bom Netflix

viajar de carro com as crianças

Antes de viajar baixe alguns filmes e desenhos, essa vai ser uma ótima distração para os pequenos. É importante apenas que você se atente se seu filho têm enjôo nesse momento mas, caso isso aconteça existem várias brincadeiras que podem ser feitas para viajar de carro.

Brincadeiras para o tempo passar

  1. Karaokê: soltem a voz! Cada um escolhe uma música da playlist e tem que fazer a sua performance.
  2. Qual é a música? : Vocês podem optar por colocar uma música e adivinhar o nome do cantor e da música, parar a música e continuar a cantar ou mencionar uma palavra e terem que adivinhar qual é a música. Escolha a opção mais divertida!
  3. Contar histórias: conte histórias colaborativas, alguém deve começar com uma frase e os outros vão complementando…

Leve brinquedos, principalmente se seu filho ainda for um bebê, isso vai ser essencial para a viagem.

Essas foram as minhas dicas para viajar de carro de forma que ela passe rapidinho e seja muito divertida. Boas férias e que todos façam uma boa viagem!

Está indo viajar para a praia? Dá uma olhada nesse post para aproveitar muuuito esse passeio com as crianças.


Fonte: Leiturinha, Viajar faz bem, Uol e Maternidade Simples.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.