O bom e velho clichê do se sujar faz bem, é só propaganda pra sabão em pó ganhar dinheiro ou realmente faz sentido? Esse é o assunto do dia, a sujeira que é o terror de muitos pais pode ser também sua aliada.

Nada que é demais é saudável, esse é outro famoso clichê que é muito real. Muito banho pode prejudicar a saúde do seu pequeno, assim como deixar a criança sem banho, toda suja também fará mal.

E isso é comprovado cientificamente, segundo a revista online Nature Medicine. Um estudo realizado na School of Medicine da Universidade da Califórnia mostra a importância das bactérias estarem presentes na nossa pele, elas auxiliam na cicatrização de feridas.

Por isso, dar banhos excessivos vai retirar da pele da criança as bactérias que são essenciais para combater outras. Se sujar faz bem principalmente na primeira idade, que é a idade onde o corpo constrói uma espécie de barreira aos germes e bactérias ao ter contato com eles, essa é a conhecida “Hipótese da Higiene”.

Para finalizar esta parte científica, eu mostro esse trecho da Revista Crescer, que ressalta que a vacinação não deixa de ser importante no combate a esse bichinhos, mas que isso não justifica uma higiene compulsiva:

(…) a criança vacinada está protegida do que é realmente perigoso. E que o contato com a sujeira é bom, afinal o corpo humano é feito de 30 trilhões de células humanas contra 39 trilhões de células microbianas, e tem 20 mil genes humanos, contra de 2 a 20 milhões de genes microbianos.

Isso nos mostra que na verdade, a gente é composto por mais micróbios e bactérias do que células e genes humanos, concordam?

Agora vamos falar sobre alguns outros motivos pelos quais você deve deixar seu filho se sujar mais!

Contato com a natureza

contato com a natureza

A hora que mais se sujam é com o contato com a natureza, seja no parquinho, na praia ou no campo. Por que privar o seu filho de viver esse privilégio?

Eu sempre ressalto por aqui como é importante esse contato com a natureza! É a melhor forma de mostrar para o seu filhos as coisas maravilhosas que ela pode proporcionar e ajuda a conscientizar na importância de cuidar dela.

Sentir a terra, as texturas das plantas, os cheiros, explorar todos esses sentidos é essencial para conhecer as coisas da vida, a aguçar melhor os seus sentidos.

Liberdade de sentimentos e emoções

Ouvir sempre dos pais: “não coloque a mão aí”, “cuidado para não se sujar” deixa a criança repreendida com muitas coisas. Dê liberdade para que ela experimente!

Só as novas experiências são capazes de nos proporcionar novos aprendizados e ouvir o tempo todo que você não pode vive-las pelo fato de sujar uma roupa, é muito triste.

Lembrando que muitas das coisas que vivenciamos e somos ensinados a fazer na infância ficam no subconsciente e podem trazer alguns danos para a vida adulta, ser privado o tempo todo é uma delas.

Aprendizado

se sujar faz bem bebe comendo

Acredito que uma das horas em que os pais mais se preocupam com a sujeira é na hora de comer! É uma sujeira só, muitas vezes alguns preferem dar na boca para evitar.

Mas aí eu questiono a vocês: quando seu filho vai aprender a comer se você sempre priva ele de tentar? Então temos que entender que em casos como esse se sujar faz bem meeeesmo.

E assim é com outras experiências, como quando as crianças brincam com tinta por exemplo, como elas vão aprendem a usar o pincel, entender a mistura das cores se não for possível experimentar e se sujar.

Lavando a roupa suja

se sujar faz bem

Você deve estar lendo esse post e pensando…mas como eu faço com esse monte de roupa suja?

A minha sugestão é que você tenha roupas específicas para brincar e outras para eventos sociais, por exemplo. Mas isso também não vai aniquilar as chances dessas roupas mais arrumadas sujarem.

É mais fácil aceitar que as roupas sujam mesmo e que pra isso existe a tecnologia e a química, temos uma infinidade de produtos no mercado para te ajudar.

Inclusive, temos um post falando sobre alguns cuidados a serem tomados com as roupas que podem te ajudar nessa empreitada, clica aqui.

Se suje também…

pai se sujando com filhas

Participe! Você pôde perceber o quanto se sujar faz bem, não é mesmo? Então faça parte disso, serão momentos que ficarão guardados para sempre na memória dos seus filhos.

E as roupas? Elas são descartáveis…memórias não.

Comenta aqui, você também é adepto ao “se sujar faz bem”?


Fontes: Guia do Bebê, Aquarela Parques, Sou mãe, Revista Crescer, Pediatria Descomplicada, Bebê Abril.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.