O cuidado com as roupas dos nossos filhos já começa desde antes do nascimento, é preciso prestar atenção aos produtos que usamos e a forma como os lavamos.

Se você ainda tem dúvidas de como tirar as manchas difíceis, como aumentar a durabilidade das roupinhas e até mesmo manter o uniforme escolar bem cuidado, nesse post te conto os 6 principais cuidados com as roupas das crianças.

cuidado com as roupas mãe e filha

Se você tem alguma dúvida sobre como lavar as roupas do bebê antes do nascimento, no post sobre como montar o enxoval do bebê eu já dei algumas dicas!

1. Separe as roupas

Esse com certeza é um dos passos mais importantes para um bom cuidado com as roupas dos pequenos. Primeiramente as separe conforme a cor, para que as roupas escuras e coloridas não manchem as peças claras. Se sua máquina tem a opção de água quente, escolha essa função apenas para as roupas mais claras, isso ajuda na limpeza. Mas, a água quente nas roupas escuras podem agredir a fibra da peça.

Separar não só por cor, mas também por nível de sujeira. Não coloque roupas muito sujas com roupas não tão sujas, fazer isso pode evitar novas manchas.

roupas de bebe no varal

Ao colocar as peças de molho, opte por ter baldes para cada cor ou tipo de roupa, não as misture nessa etapa. Lembrando que tecidos delicados não devem ser lavados junto com os mais resistentes, pois a opção do ciclo da máquina deve ser específica para cada tecido, assim como você pode escolher lava-las á mão.

2. Tratando as manchas

Para o cuidado com as roupas sujas de cocô ou vômito é recomendado que você coloque-as em água corrente logo quando houver o acontecido! Depois disso, esfregue á mão com sabão de coco a região da mancha, deixe de molho e, se possível, coloque de molho no Sol.

Para roupas com muito acúmulo de sujeira é importante sempre seguir o processo de deixar de molho, esfregar a região manualmente e depois colocar na máquina. E nunca espere muito tempo para lavar as roupas com manchas, isso favorece que elas não saiam mais.

cuidado com as roupas de molho

Outra dica para tirar as manchas muito difíceis é ter o auxílio de vinagre na hora de esfregar e deixa-las de molho em água morna.

Mas e os removedores de manchas, não posso usa-los? A resposta é sim! Eles são uma mão na roda, mas o cuidado é que você use apenas após os 6 meses de idade do seu filhote.

3. O produto ideal e os ciclos de lavagem

Ao lavar as roupas de bebês muito pequenos sempre procure usar um sabão e amaciante destinado a lavagens de roupas delicadas ou os neutros.

cuidado com as roupas e os produtos de limpeza

Se atente a quantidade que vai colocar na máquina, siga as instruções da embalagem para não colocar mais que o necessário, isso pode gerar alergias na criança e também dificultar a remoção do produto num simples enxágue de um ciclo da máquina.

A máquina de lavar é nossa aliada, mas precisamos saber usa-la. Não encha demais de roupas a sua, isso faz com que a lavagem seja menos eficiente.

Outra dica é, peças com estampas e aplicações de preferência devem ser colocadas do avesso, evitando o desgaste ou perca delas.

4. Posso usar secadora e ferro de passar?

A secadora e o ferro de passar são ótimos, pode contar com eles! Eles auxiliam na eliminação de germes e bactérias das roupas.

Mas, quando usar a secadora é preciso atenção: sempre olhe a etiqueta da peça de roupa para saber se ela não irá encolher com o calor, se a estampa não derreterá, etc. Veja na imagem a seguir como definir os símbolos presentes nas etiquetas de instruções de lavagem:

Na hora de passar, não use produtos para auxiliar, eu sei que muita gente é adepta dos borrifadores de água com amaciante, mas como dito no tópico anterior, os cheiros excessivos não são muito indicados. Então, só o ferro a vapor já basta!

Caso você não tenha secadora, separo uma dica especial para os dias frios: evite usar amaciante pois isso dificulta a secagem, um shampoo neutro branco usado na mesma quantidade do sabão líquido para o volume de roupas substituí os produtos de lavagem deixando a secagem mais fácil.

5. Guardando as roupas

Primeiro, se você não tem certeza de que estão completamente secas, não guarde! Guardar as roupas úmidas pode gerar proliferação de fungos, isso pode desenvolver alergias no seu pequeno.

Antes de guardar uma peça usada, se certifique de que ela não está suada. As vezes não percebemos o suor e achamos que a roupa está limpa, mas na verdade o suor pode manchar a roupa do seu filho, e queremos mesmo é evitar trabalho com as manchas, não é mesmo?

Caso queira guardar alguma peça usada por pouco tempo, deixe arejar um pouco e guarde-a separada das demais.

Você pode melhorar a durabilidade das roupas mais delicadas guardando essas peças dentro de saquinhos de TNT, pois muitas vezes só de ficarem guardadas algumas peças amarelam ou absorvem umidade. O TNT é melhor opção do que o plástico, pois não retém umidade.

6. Cuidando do uniforme escolar

É uma missão complicada, concordam? A minha dica número um aqui, é fazer o teste de cor, ver se a etiqueta não mancha a camiseta ou outras peças não soltam cor.Para que a cor fique mais fixa na roupa na primeira lavagem separe das demais e adicione sal a lavagem.

O famoso deixar de molho é essencial, as crianças se sujam mesmo na escola, então se programe com as peças e deixe-as de molho usando as diquinhas dadas anteriormente.

Guarde os uniformes num compartimento em comum no armário separando cada pilha conforme o tipo de roupa. Isso vai facilitar para escolher o uniforme que irá usar e na organização quanto a lavagem das roupas.

Uma dica extra é: use etiquetas termocolantes com o nome do seu filho nas peças como as jaquetas, assim não há chances de você estar acumulando peças dos amiguinhos do seu filho em casa. Repasse essa dica!

Pronto! Agora você já é um mestre no cuidado com as roupas do seu filho. Manchas nunca mais e durabilidade estarão garantidos.

Fontes: Macetes de Mãe, Mamães Facilidades e Dicas, Faz Fácil, Blog da Lingerie, Bebê Abril e Vista SBA.

Compartilhar

Você também pode gostar

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *