O processo de gestação é cheio de ansiedade, ficamos querendo saber como virá esse pacotinho de amor, afinal quem o pequeno vai puxar? E uma das dúvidas é como saber a cor dos olhos do bebê, não é mesmo?

Hoje vou dedicar o post todinho a esse tema e para ajudar nessa ansiedade eu venho contar que há sim a possibilidade de como saber a cor dos olhos dos bebês por meio da genética, que é um pouquinho mais complicada do que aquela que a gente aprendeu na aula de biologia na escola.

cor dos olhos do bebe

Mas primeiro, vamos entender um pouco sobre como funciona a pigmentação da cor dos olhos. Ela basicamente é definida pela quantidade de produção da proteína chamada melanina, que é responsável pela cor dos olhos, pele e cabelo.

E por incrível que pareça, não existe íris de cor azul ou verde, sua cor é castanha e é essa quantidade de melanina que faz com que a íris tenha diferentes cores.

Por que os olhos do bebê são cinzas ou azulados quando nasce?

Isso acontece porque a melanina é estimulada através da luz, ou seja, dentro do útero o bebê não tem contato nenhum com a luz e pouca produção de melanina. A cor dos olhos começa a ficar semelhante a cor real dos olhos a partir dos 3 aos 6 meses, mas vale ressaltar que podem haver ainda mudanças até o primeiro ano.

cor dos olhos do bebe quando nasce

Então, basicamente se o seu filho produz pouca ou muita melanina, isso vai influenciar diretamente se eles serão claros ou escuros, mas o principal fator a ser levado em consideração é a genética.

Quase 80% da população mundial tem olhos castanhos, sabia? As outras cores possíveis para os olhos são cinza, verde, azul, âmbar e avelã, algumas delas bem raras.

Como calcular a cor dos olhos

Hoje já existem sites que disponibilizam uma calculadora para sabermos as possibilidades da cor do nosso filho, um deles é encontrado no site Guia do bebê, eu testei e as probabilidades e deram certo, então se você quer ser mais prático pode testar clicando no link.

Na imagem a seguir mostro também algumas possibilidades para você testar aí, disponível no artigo do site Md Saúde:

como saber a cor dos olhos do bebê probabilidades

Como vocês podem observar na imagem é fácil ver a possibilidade de como saber a cor dos olhos do bebê. Existe sim as chances do seu filho nascer com os olhos claros mesmo vocês pais tendo os olhos castanhos, isso pode acontecer quando há no gene “vestígios” de um gene recessivo (responsável pelos olhos claros), no caso se algum dos avós tiverem olhos azuis.

E para os pais de olhos claros as probabilidades do olho do bebê nascer também claro é de 99%, mas como em todas as regras existem exceções, existe sim o 1% de probabilidade dos olhos virem castanhos, pensando na mesma lógica dos “vestígios” de genes, no caso dominantes (responsável pelos olhos escuros) presentes no DNA.

Curiosidades

Olhos cinzas:

Eles estão presentes apenas em 3% da população com mais frequência no Norte ou Leste da Europa. Esses olhos na verdade são azuis muuuito claros, que tiveram pouca produção de melanina na tonalidade da íris. Dependendo da luz eles podem puxar para tonalidades mais esverdeadas ou azuladas.

Olhos verdes:

Eles são mais raros que os cinzas, isso mesmo que você leu. Os olhos verdadeiramente verdes estão presentes apenas em 2% da população, normalmente em pessoas ruivas.

O que chamamos de verde na verdade são íris azuis ou castanhas com tonalidades mais esverdeadas.

Olhos verdes verdadeiros surgem pela dispersão da luz através da interação entre a cor azul da baixa quantidade de melanina com a cor amarelada de um pigmento chamado lipocromo.

Olhos vermelhos:

Sim, eles existem. Essa ocorrência aparece em pessoas normalmente albinas, que produzem pouquíssima melanina, então a íris fica praticamente transparente, recebendo a cor dos vasos sanguíneos e da coloração da retina.

Heterocromia:

É quando os olhos podem ter cores distintas, é um caso bem raro em humanos e acontece porque a produção de melanina ocorre de maneira diferente em cada íris.

cor dos olhos do bebe
Agora você já sabe tudo sobre as cores dos olhos, já desconfia qual seja a cor do olho do seu bebê?
Fontes: Pais e filhos, Instituto Pensi e Md Saúde.

Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *