familia em natal das crianças

Mais um final de ano se aproximando…e já dá uma sensação boa em pensar nas festas comemorativas dessa época!

Mas sabemos que muitas vezes essas festas acabam sendo atreladas apenas ao consumo, pois é uma época em que o mercado tem mais movimentação e lucratividade. Que tal tentarmos ressignificar o natal das crianças, criar memórias e sentimentos nessa data?

Para que isso aconteça, no post de hoje eu vou dar algumas dicas de como fazer o natal das crianças mais consciente diante do consumo.

1. Uma data de afetos

montando árvore de natal

Essa data pode ser um ótimo momento de aproximação, de criar grandes afetos e deliciosas memórias. Aproveitem esse momento para decorar a casa de natal, experimentem fazer a própria decoração, pela internet você encontra diversas dicas bem fáceis de “faça você mesmo” natalino.

Outra dica é ressaltar como é importante estar com a família nesse dia, estar junto dos avós, primos…que a data seja uma forma de estar perto das pessoas que muitas vezes estão distantes no dia a dia, relembrar o valor do amor e da família.

2. Ensinando as consequências do consumo excessivo

Mostrar neste natal das crianças que o consumo deve ser pensado, o que acontece toda vez que um brinquedo é descartado e como a produção de plástico excessivo é prejudicial para o meio ambiente é importante.

Isso faz com que elas entendam que consumir tantos brinquedos cujo a maioria tem como matéria prima o plástico, fora toda a embalagem, ajuda a pensar que não há a necessidade de ter tantos brinquedos assim.

Uma forma de amenizar isso, é nessa época de natal propor que vocês troquem brinquedos com coleguinhas ou primos, aqueles brinquedos que ficam de lado, sabe?

3. O lazer não deve ser atrelado ao consumo

No natal ir ao shopping muitas vezes acaba sendo uma opção de passeio, já que está tudo decorado e também para aproveitar fazer as compras de presentes.

Ao invés de ir ao shopping escolha fazer passeios ao ar livre, ver a decoração de natal pela sua cidade é uma ótima opção.

Espere para comprar o presente do seu filho em um momento que ele não esteja junto, isso acaba até trazendo uma emoção maior de curiosidade e também evitando essa imagem de lazer como consumo.

4. Lista de presentes, será?

lista de natal das crianças

Substitua nesse natal a lista de presentes por uma lista de desejos. Os desejos podem ser passeios, brincadeiras, estar com pessoas ou algum sentimento que seus filhos gostariam de ter em relação ao dia a dia.

E na hora de colocar o presente nessa lista, sempre procure deixar claro suas condições financeiras para que as crianças fiquem cientes do que pode ser realizado dentro da lista.

5. Torne doação uma tradição

Que tal todo o final de ano se juntar para fazer doações de brinquedos que não são mais usados? Muitas crianças não tem a oportunidade de ter um natal como nós.

Mostrar isso para os seus filhos é muito importante pois incluí a maioria das dicas anteriores numa só. Essas doações podem ser feitas em instituições de caridade e projetos sociais da sua cidade!

6. Compre de pequenos empreendedores

natal das crianças

Procure comprar trabalhos artesanais ou de materiais que não sejam plástico. Escolher pequenos empreendedores ao invés de grandes empresas faz com que você esteja também sendo consciente com o consumo.

Mudando algumas atitudes você pode transformar o natal das crianças, não é muito difícil ressignificar essa data, não é mesmo? Comente aqui se você já faz algumas dessas coisas!

Se você gostou desse post, pode gostar também do post sobre os brinquedos sem gênero, uma leitura que pode te auxiliar a presentear saindo um pouco dos padrões no natal desse ano.


Fonte: O dia, Revista News e Lunetas.
Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.