Autora: Camila Bortolozo

Quando nos deparamos com a maternidade a rotina acaba sendo muito mais corrida, além do trabalho temos que dar conta de dar atenção as crianças. Acabamos deixando de lado nossa saúde e o nosso bem estar, por isso hoje trago algumas dicas de exercícios para mamães e dicas para adquirir uma rotina mais saudável.

Os exercícios para mamães precisam de um primeiro passo: começar e ter uma certa determinação. O ânimo de ir até uma academia – que incluí o trocar de roupa e se locomover – acaba sendo um empecilho, por isso, que tal se exercitar em casa?

A dica é que faça estes exercícios nos intervalos entre as atividades dos pequenos, como na hora em que dormem, fazem lição ou estão brincando com outras crianças.

Dá uma olhada em algumas ideias e informações importantes para que você comece a planejar e iniciar esse novo estilo de vida:

Entendendo melhor o corpo feminino

Na gravidez os hormônios femininos estão uma loucura, totalmente desregulados e demoram um pouco para atingir a normalidade após o parto, além de tudo, a fome acaba sendo maior nesse período por isso é normal ganhar alguns quilinhos.

Então nada de se sentir mal quanto a isso e nem se comparar as famosas que tem milhões de recursos e logo após o parto estão com o corpo igual, ok?

Outro fator importante é que biologicamente nós mulheres temos mais dificuldade em emagrecer comparado aos homens, isso acontece porque as mulheres tem 20% a menos de testosterona do que os homens, hormônio responsável pela massa magra.

Além disso, temos alto nível de estrogênio e progesterona, que são hormônios relacionados à gravidez e ao ciclo menstrual, e que têm função de acumular gordura.” (Coach e preparadora física Estrela Terra)

Mas por que estou contando isso à você? Para que entenda que é extremamente normal ter de médio a longo prazo para perder a barriga da gravidez, mas isso é muito possível.

Porém, emagrecer num geral pode acontecer dependendo da sua dedicação e determinação, como exemplo de mamães que chegaram a perder 20kg olha essa matéria aqui!

Alimentação saudável

É aquele velho clichê, mas é real. Você não pode culpar sua falta de tempo com uma alimentação ruim! Você pode optar por alimentos prontos a sua disposição, como frutas ou castanhas.

Quando falo de alimentação saudável, isso não quer dizer que quando tiver vontade não possa comer uma fatia de pizza, um chocolate ou um pãozinho francês, o que conta aí são as quantidades. É necessário que coma o suficiente, e não coma o máximo que o seu estômago aguentar!

Finalmente, os exercícios para mamães!

Existem inúmeros programas de emagrecimento para mães na internet mas você nem precisa gastar com isso, no youtube tem diversos treininhos bacanas para você fazer aí na sua casa.

Os mais recomendados são os exercícios de alta intensidade, eles duram cerca de 10 a 20 minutos. Estes exercícios para as mamães podem garantir que o seu corpo continue fazendo queima calórica mesmo quando você está em repouso.

Exemplo disso são os treinos de Hiit, são animados, passam rápido, trabalham com toda a musculatura corporal e há treinos ótimos no youtube. Mas atenção: procure monitorar se seus movimentos estão sendo feitos corretamente para não lesionar nenhuma parte do seu corpo.

Quem diria? Com poucos minutos do seu dia você pode conseguir atingir um corpo que te satisfaça e dê saúde, além do bem estar que os hormônios liberados durante os exercícios proporcionam. Aqueles 10, 15, 20 minutos que você pára para olhar o Instagram podem ser revertidos em atividades físicas.

É indicado também os exercícios para mamães que trabalhem com diástase, com eles você consegue “colocar seus órgãos no lugar”, já que a gravidez modifica a anatomia dos nossos órgão internos.

Pensando nisso, o mais indicado é fazer exercícios como pontes, pranchas, de respiração e que trabalhem a postura. Movimentos de Yoga e Pilates são excelentes para trabalhar com essas áreas. Neste link tem dicas muito legais que especificam a ação de cada exercício e dão dicas para os movimentos, confere!

E aí mamães, vamos focar na nossa saúde e começar as mudanças? Conta pra gente se você já faz alguma dessas coisas, e se começar a fazer a partir desse post, quais foram os resultados?

Pensando nisso, trazer uma alimentação saudável para a sua família toda pode ajudar muito, dá uma olhada nas 7 dicas para uma alimentação saudável na infância.

Fontes: Portal T5, Alto Astral, Bebê Mamãe, Incrível e IG Delas.

Compartilhar

Você também pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *